Empadas de espinafres com cogumelos e alho francês



Ingredientes:
  • 100 gr de farinha integral
  • 50 gr de farinha de trigo
  • 40 gr de manteiga
  • 1 c. (de sopa) de fermento
  • 1 molho de espinafres
  • 1 alho-francês pequeno
  • 100 g de cogumelos frescos
  • 1 dente de alho
  • Salsa picada
  • 1 c. (de sopa) de molho de soja
  • Pimenta
  • 1 gema para pincelar (opcional não usado)
  • Água
  • Azeite
Confeção:

Amassar as farinhas com a manteiga e o fermento. Juntar água, aos pouquinhos até obter uma massa homogénea. Deixar descansar e tender sobre uma superfície enfarinhada.
Ferver os espinafres.

Saltear o alho-francês em rodelas, os cogumelos, os espinafres e os alhos em azeite. Temperar com o molho de soja e deixar ferver. Temperar com salsa e pimenta.


Forrar tarteiras com a massa preparada. Eu não tenho tarteiras pequeninas por isso tive de me desenrascar! Convém pincelar as 'tarteiras' com um pouco de manteiga. Retirar o excesso de massa e reservar. Rechear com os legumes. 



Tender a massa em excesso e cobrir as tarteiras. Calcar as extremidades para fechar bem. Quem quiser pincelar com uma gema de ovo fá-lo nesta altura. Também podes polvilhar com sementes de sésamo.


 Levar ao forno até cozer. 
Depois de cozido é só desenformar.

Bom apetite*

3 comentários:

  1. Olá. Eu fiz a receitinha da maneira e medidas que indica e a massa - deliciosa - parece-me ficou diferente do que deveria: parecia um tipo que conheço como 'massa podre'. Era pra ficar quebradiça ao extremo, mesmo? E quanto ao recheio, não tinha nada parecido, aí flertei com uma berinjela que sobrara do almoço. Então... foi ela mesma, com umas folhas de alface picadas e tudo bem misturado. Difícil é tentar ser magra comendo a tigelinha toda de torta....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem a massa pode ter ficado assim por várias razões. Usaste farinha integral? É que a farinha integral é mais pesada. Não é suposto a massa ficar muito estaladiça, fica crocante, mas não deve ficar tipo massa podre. Acho que é uma questão das qualidades da farinha e quantidade de manteiga usada.
      E o problema não é a tigelinha de torta! É o que se come ao acompanhar!! Ou o que se comeu antes ou depois. Só uma tortinha não vai fazer a balança aumentar! Eu também a como e peso 48 kl e 600 gr!!

      Bons cozinhados!

      Eliminar
    2. Sim, usei farinha de trigo integral. Mas acho que exagerei na gordura: usei a margarina para forno e fogão que contém gordura vegetal na composição. Penso que deve ter sido isso. Mas ficou ótimo de qualquer maneira. Agora penso em fazer a mesma massa para ser recheada com maçãs e canela. Deve ficar bom também. É uma massa versátil. Mas aí penso em colocar um pouco de açúcar mascavo.
      Confesso: comi a tigelinha quase toda, numa, diria 'ceia' após o jantar... Mas estou me reestruturando internamente para que deslizes como estes sejam tão poucos que, pela minha estrutura, chegarei aos 60 k! (Tenho 1,71m)
      Um grande beijo.

      Eliminar

Obrigada pelo teu tempo e palavras ;)