Controlo da gordura

Os vegetarianos não costumam ter problemas de peso e evitam com mais facilidades a gordura, contudo podem ter uma dieta rica em gorduras saturadas. Mas existem fontes de gordura saturada vegetal que é melhor consumir com moderação. É o caso, por exemplo, do óleo de coco, creme ou leite de coco enlatado (muitas vezes usado para fazer caril).
Todos necessitamos de uma certa quantidade de gordura, uma vez que os ácidos gordos são essenciais para a formação de células no organismo, em especial do sistema nervoso. É perigoso tentar eliminar todas as gorduras da nossa dieta, mas o consumo de uma grande variedade de alimentos fornecerá gordura suficiente ao organismo.

Gorduras saudáveis
Este tipo de gordura tanto pode ser de origem animal como vegetal. As fontes de gordura que os vegetarianos podem usar (exceção dos vegans) são a manteiga, queijo, nata, iogurte e gemas de ovo. As plantas fornecem óleos, margarinas, etc. 
As gorduras com ácidos gordos essenciais que se encontram em alimentos que têm outros nutrientes (azeite e outros óleos vegetais, frutos secos, sementes, abacate e cereais) constituem uma fonte de gorduras mais saudável para a dieta do que a comida rápida frita, bolos, biscoitos, chocolates ou gelados.

Tipos de Gorduras
  • As gorduras saturadas solidificam à temperatura ambiente. A maioria é de origem animal, como a banha e a manteiga. Julga-se que pode aumentar o nível de colesterol nocivo no sangue e reduzem a quantidade do bom. São associadas também ao aparecimento de vários tipos de cancro.
  • As gorduras polinsaturadas são os óleos vegetais, como os de açafrão, girassol, milho e soja. Estas gorduras reduzem a quantidade média de colesterol sanguíneo e, apesar do seu estado líquido à temperatura ambiente, podem transformar-se em margarinas através de processos químicos.
  • As gorduras monoinsaturadas têm vindo, por vários motivos, a ganhar terreno nos últimos tempos. Quando se constatou que as pessoas de países a Espanha e a Itália tinham menor incidência de doenças cardíacas do que as outras culturas, constatou-se que a chamada dieta mediterrânea era rica em azeite e pobre em gorduras lácteas. Os óleos vegetais e o azeite contêm uma quantidade de gordura monoinsaturadas que combate as doenças cardíacas através da redução do nível de colesterol mau e do aumento do colesterol bom.

Basicamente, substituir o óleo por óleos vegetais ou azeite mas nunca abusar.

Alimentos e a sua quantidade de gordura

Recomenda-se que os homens limitem o consumo diário de cerca de 70 gr de gorduras, e as mulheres 50gr.

Croissant


Gorduras por 100 gr: 23,6 gr

Ovo
Gorduras por 100 gr: 10 gr

Amêndoas
Gorduras por 100 gr: 54,7 gr

Pão
Gorduras por 100 gr: 2,5 gr

Nozes pecã
Gorduras por 100 gr: 72 gr

Macadamias
Gorduras por 100 gr: 7,6 gr

Batatas fritas grossas:
Gorduras por 100 gr: 10 gr

Batatas fritas finas:
Gorduras por 100 gr: 20 gr

Abacate:
Gorduras por 100 gr: 22,6 gr

Muesli:
Gorduras por 100 gr: 9 gr

Muesli torrado:
Gorduras por 100 gr: 16,6 gr

Batata assada no forno
Gorduras por 100 gr: 0,1 gr

Fritos de milho (nachos):
Gorduras por 100 gr: 26,7 gr

Leite Gordo:
Gorduras por 100 gr: 3,8 gr

Leite magro:
Gorduras por 100 gr: 0,1 gr

Queijo cheddar:
Gorduras por 100 gr: 33,8 gr

Queijo brie:
Gorduras por 100 gr: 29 gr

Queijo ricotta
Gorduras por 100 gr: 11,3 gr

Queijo ricotta magro:
Gorduras por 100 gr: 4 gr

Manteiga:
Gorduras por 100 gr: 80 gr

Margarina:
Gorduras por 100 gr: 80 gr

Óleo de qualquer tipo:
Gorduras por 100 gr: 100 gr

Yogurt natural:
Gorduras por 100 gr: 4,4 gr

Yogurt natural magro:
Gorduras por 100 gr: 0,2 gr

Sour cream:
Gorduras por 100 gr: 37,7 gr

Creme de coco:
Gorduras por 100 gr: 20 gr

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu tempo e palavras ;)