Going organic

Neste post falei em como quase tudo o que consumo é orgânico. Sim, paga-se mais e custa mais a lavar os produtos e alguns deles duram menos. Mas sabem melhor, cheiram melhor, têm uma textura diferente e, principalmente, são mais nutritivos.

Aqui no UK existe um esquema de vegbox, em que pode-se encomendar uma variedade de caixas com produtos orgânicos. Pode ser uma box de fruta, de legumes, de carne, peixe, salada, sazonal ou de misturas.

Todas as semanas o conteúdo das boxes muda, ou seja, uma pessoa nunca recebe sempre o mesmo conteúdo duas semanas seguintes. Eu estou com uma caixa de legumes sazonais de duas em duas semanas.

Exemplos de duas caixas diferentes:



São lindas, não são??
Antes do bulking tinha a encomenda marcada para todas as semanas, mas, como a variedade de legumes consumidos diminuiu, optei por reduzir a frequência. Não sei se existe um esquema parecido em Portugal, mas a verdade é que estes legumes custam-me menos de 1£ por dia, e de resto só tenho de comprar bróculos e batata doce.

Outra das vantagens é receber legumes diferentes (já provaram bróculos roxos :p?) Se houver algum legume que não gostem na caixa, é só pedirem para trocar.

Para quem quiser perceber melhor este tópico pode dar uma olhadela neste site, de onde vêm os meus veggies ;)

Tbm há que comprar preço das lojas orgânicas. Há algumas que têm preços loucos e absurdos. Há que comparar se querem fazer da alimentação orgânica algo a longo termo e não só de vez em quando. Advice: não vão a lojas gigantes. As lojas gigantes, embora com produtos orgânicos, tornam-se muito comerciais e o preço sobe. Procurem as lojinhas,  onde a "filosofia" por trás do orgânico está mais presente.

Infelizmente, porque o dinheiro não cai do céu, não consigo ter absolutamente todos os produtos orgânicos. Por isso tenho que optar. Ainda hoje tive de comprar bróculos e batata doce e não foi orgânico. Mesmo assim, comprei no mercado de rua, onde há mais respeito pelo produtor e uma diferente relação entre vendedor e comprador (o senhor já me conhece). Embora nos mercados os preços são flutuantes, são sempre mais baratos que nas grandes superfícies.

E é isto. Tofu, grande parte dos legumes, grande parte das especiarias e alguns dos meus chás (tenho imeeensos!) são orgânicos. Tbm tenho algumas especiarias em planta, compensa sempre e o único inconveniente é ter de ir à varanda buscar o tempero!!! Adorava poder comprar produtos de higiene e de limpeza tbm orgânicos mas a alimentação é prioridade para mim.

Espero que vos tenha inspirado a comer mais verdinho. Acreditem, vão se sentir melhor com vocês e com o vosso papel no Planet Earth. Porque afinal, a Natureza é a grande mãe.

Kisses guerreiras!**

15 comentários:

  1. Gostava tanto ter umas caixinhas assim para mim com tanto produto bom :)
    Tenho pena que os produtos bio sejam tão caros..também opto por comprar legumes e frutas na mercearia aqui da rua porque sei que são melhores que os dos hipermercados :)

    ResponderEliminar
  2. Awwwwwwwwwwwwww adorei ver as imagens! Aqui é tudo um abuso nos preços :(
    Eles têm algo parecido a isso aqui em portugal, mas nunca aderi. A diferença no paladar e cores é brutal.. mas o dinheiro anda escasso :( Quem sabe um diaaa :)

    Boa semana e bons treinossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prioridades Joaninha! O dinheiro não pode dar pa tudo! E só em suplementos e gym upa upa

      Kisses guerreira!

      Eliminar
  3. uma das coisas que mais gosto de viver numa aldeia, ter crescido numa aldeia e continuar a ter os pais numa aldeia é poder comer (quase) tudo biológico. batatas, cebolas, alhos, batatas, tomates, alfaces, couves, grelos, feijão etc etc sou eu que ajudo a pôr na terra e a colher alguns meses depois. é mágico e sabe-se o que se está a comer.
    o único senão é mesmo a conservação das coisas.. adorei o post e as cores
    DMoura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Pt tbm vivo numa aldeia. A hortinha é pequenina mas sabe tão bem precisar de pimentos e a única coisa que se tem de fazer é ir lá fora buscá-los :p

      Beijinhos**

      Eliminar
  4. Não conhecia essa box mas olha que achei interessante. Eu sempre comi muitos legumes mas nem sempre são é biológicos porque a diferença de preço é muito grande :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo. Mas há sempre legumes biológicos mais baratinhos ;)

      Eliminar
  5. que delicia de caixinhas orgânicas, poxa uma pena não ter por aqui, apaixonei :D
    Brocoles roxo nunca vi, diferente! Uma boa ter essa opção, bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que cá em Portugal também há cabazes assim mas não é todo o lado. Sei que na zona norte há e eu adoro a ideia :)
    Gosto muito desta tua partilha ;) um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Aqui em Lisboa também há isso! A minha antiga colega de casa comprava. Mas acho que o preço não compensa... é bem caro. Mas são escolhas :)

    ResponderEliminar
  8. Joana, adorei a ideia de encomendar legumes orgânicos e recebê-los em casa. Para além de cuidar do planeta, como dizes, acredito que os legumes devem ter um sabor mais autêntico, ser mais fáceis de cozinhar, faser melhor à saúde e serem mais diversificados. Há tantas vantagens! E nem me parece que o que pagas por ele seja excessivo, portanto...era bom que as grandes superfícies tivessem este tipo de distribuição de produtos orgânicos em Portugal, acho que iam ter sucesso. Pelo menos a mim, convenceste-me ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu tempo e palavras ;)