Para os que querem perder peso (e um pouco sobre mim)

Dei-me ao trabalho de procurar o documentário abaixo com legendas para ter a certeza que qualquer leitor com a minha língua possa perceber.

Como muitos de vocês sabem, já fui obesa. Em adolescente fui a um nutricionista e perdi grande parte do peso. Na faculdade, como a minha profissão vive muito de imagem (e dá sempre jeito ser a cute girl next door), comecei a ficar obcecada com dietas. E consegui perder o resto do peso. Até perdi peso a mais. Mas nunca me senti verdadeiramente bem. Estava constantemente em dieta, no ginásio a fazer cardio todos os dias. Estava pequena e fininha, com uma figura mais pequena do que a de agora (embora com mais massa gorda), só que a minha cabeça continuava a ser gorduchinha porque o raio da barriga não estava lisa.

Dieta, dieta, dieta e suar, cardio e suar. Mas continuava a não ter a imagem que pretendia. Fui outra vez a um nutricionista e disse-me que tinha de fazer musculação (além de ter de começar a comer mais...)
Musculação porque, devido à m*rda das dietas e de tanto cardio, o corpo para sobreviver à pobre alimentação e à perda de energia no gym (atenção, há diferença entre energia ou calorias e gordura), o corpo começou a comer músculo e a deixar a gordura. Ele fez isto como um mecanismo de defesa: precisamos de gordura para sobreviver, é o que nos dá a energia que precisamos no dia a dia. O músculo não é a principal fonte de energia do corpo, por isso, perdi peso, perdi muito peso com o muito cardio e pouca comida. Mas perdi o peso errado. Perdi o músculo e alguma gordura. Ficou músculo nenhum e alguma gordura.

E a musculação fez com que comesse melhor. Fez o corpo mais torneado, fez os abdominais na barriga, as pernas definidas, as costas, os biceps, etc. A preocupação com o bem estar a partir de dentro começou. E a dieta mudou. E com ela mudou a maneira como abordo a comida, como vejo a comida, como sinto a comida. Até que o sitio onde compro a comida mudou. O meu estilo de vida mudou. A dieta acabou e passou a estilo de vida, que já está comigo à mais de uma ano :)

A recompensa? A foto abaixo. E esta é só uma parte do corpo. Aquela com a que estava obcecada. Agora, é só uma parte do corpo. De uma imagem inteira que reflete o meu estilo de vida.


Por isso não me peçam exercícios para os abdominais, não me perguntem quantas vezes treino por semana e por quanto tempo, não me peçam para vos dar exercicios bons para as pernas, não me perguntem o que se deve comer depois do treino e quanto tempo se deve esperar para comer depois do cardio. Não me perguntem nada disto se não estiverem dispostos a mudar o todo. Não são só os abdominais, nem as pernas, nem o que se come depois do treino, nem a quantidade. É o estilo de vida, é a maneira de pensar, é o compromisso que estás ou não disposto a assumir para contigo. 

Por isso, um ótimo começo é ver este filme, até ao fim e a tirar notas.

Já sabem, o meu mail está ali em cima à esquerda para ajudar no que consegui. Mas não me peçam conselhos se não estiverem dispostos a mudar.

8 comentários:

  1. Ohh, estás com uma barriga linda :D
    parabéns pelo post, notasse que veio de dentro, muitos não teriam coragem de contar!! :)

    Continua o teu bom traballho :D

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia esse facto sobre ti, gostei muito de conhecer um pouco mais sobre ti e a tua evolução.
    Já não restam duvidas de que a musculação pode ser o ponto de viragem no nosso corpo, antes era como tu..só pensava em cardio e ter uma barriga lisa mas lá está, só consegui isso quando comecei a alimentar-me melhor e a incluir os halteres na minha rotina.
    Parabéns por esses abs maravilhosos *.*
    Esse documentário esta simplesmente divinal!!

    ResponderEliminar
  3. Acho que há muita gente que chega a esse ponto de restringir exageradamente e fazer imenso cardio... Pena que depois nem todas essas pessoas sigam como tu e comecem a alcançar objetivos...
    Nota-se bem que este estilo de vida foi talhado para ti :) Gostei muito do post :)

    ResponderEliminar
  4. adorei saber mais um pouquinho sobre vc e vou assistir agora o filme!
    bjos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu tempo e palavras ;)