Travar as loucuras do Natal

Bom dia Alegria!!

Hoje não trago nenhuma receita, o motivo é outro.
O Natal está a chegar, e parece tudo louco com o medo de engordar. No ginásio, já há pessoas a pensar nas asneiras que vão fazer! Isso é que é sofrer por antecipação!
Não vale a pena. O Natal não tem de ser uma dor de cabeça!
Ora vamos lá ver, para mim é mais fácil porque não como fritos (não é nas entradas que me vou desgraçar!), e sou vegetariana, por isso, nada de chouriçinhos, alheiras e essas entradas gostosas.
É tudo uma questão de mentalidade. Mas, falando de medidas mais práticas: não vale a pena comer menos nos dias anteriores para compensar. Ao fazeres isso, o corpo recente-se e depois chegas ao Natal meio esfomeado e o organismo vai absorver tudo (o bom e o mau) que ingerires. Portanto a solução não é essa, há que tomar um bom lanche no dia 24!
Se em tua casa há entradas, como os croquetes, rissóis, bolinhos de bacalhau, pensa quantos desses é que comes como refeição. 2,3,4? Não convém comeres mais porções nas entradas do que comes numa refeição normal, e se custa a controlar porque toda a gente está a comer sem second thoughts, isso é lá com eles. Há que ter força de vontade e pensar que vai haver muitas mais ocasiões para comer aquelas entradinhas, não é uma liquidação total das entradinhas.
Na refeição principal há que não exagerar nas porções. Há quem evite os hidratos de carbono, por exemplo, a batata cozida, para não engordar. Não façam isto no Natal! Vamos precisar de hidratos de carbono para absorver melhor o açúcar da sobremesa, portanto, comer batata, mas não demais (já agora lembro que uma porção de hidratos de carbono equivale a 1\2 batata. Também há que lembrar que as sobremesas tradicionais já contém hidratos de carbono: o arroz doce, aletria, rabanadas).
E agora, o final, o que eu gosto mais, a sobremesa! Não temos que provar tudo, mas se o quiseres fazer, convém diminuir a porção e colocar um pouquinho de tudo. Ou então seleciona aquilo que achas que mais te vai satisfazer e, por exemplo, não é preciso por mais calda de açúcar por cima da rabanada, ela já é bastante doce! E tal como nas entradas, não é a última vez que aquelas sobremesas vão estar ao teu dispor, por isso não tens de se comer como se não houvesse amanhã. 
Se o jantar ou almoço de Natal for em tua casa e ficares com muitas sobras, tenta oferecê-las aos convidados, não convém prolongar as sobremesas de Natal durante muito tempo (vamos ser razoáveis com o nosso corpo, comer rabanadas no pequeno-almoço não é normal!).
Mas, se mesmo assim não te controlares, e ficares com remorsos nos dias seguintes faz assim: no dia 25, depois do almoço, ingere só líquidos: sopa, iogurte, leite, chá. Não vale derreter gelado e fazer batidos calóricos! Se a tarde de 25 ainda tiver muita coisa boa há tua volta, então faz no dia 26 pela parte da manhã ou, no caso de teres feito muiiiitas asneira, tenta fazer o dia todo a líquidos (muito difícil, já tentei mas nunca consegui...)
Por isso, come com moderação ou
DESBUNDA TOTALMENTE
Seja como for a tua escolha,
tem um ótimo Natal, recheado de pessoas que te fazem sorrir e sentir aquele calorzinho no coração.
**

4 comentários:

  1. adorei o post, óptimas sugestões :)! o importante é não pensar demasiado nisso, quanto mais as pessoas o fazem, mais acabam por comer...ou passam o jantar a olhar para a mesa com baba na boca! eu cá vou tentar nem pensar nisso, desfrutar muito das boas conversas à mesa, provar o que mais gosto que ao contrário de ti são os salgados, nas sobremesas não devo tocar :)! o meu dia 25 será vegetariano também, como já vem sendo habitual!
    beijinho e boa Natal :)!

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso também estava com a ideia que ia comer isto e aquilo. Mas não estou mais com essa ideia. Mas já fazem meses que não como Queijo de Cabra e Massa e isso vou ter que comer. Quanto a fritos blaaah não estou nada interessada nisso também. E vou comer um chocolate Milka para matar saudades.
    Adorei o teu postt

    Boas Festaaaas :)

    Beijosss

    ResponderEliminar
  3. Uma ótimas sugestões para controlar a gula. Ah! A gula... um pecado que se manifesta e bem no final de cada ano e que é tão difícil de controlar. Enfim... Mas comer na companhia da família e amigos queridos não é uma das melhores coisas da vida? Então, nada de culpas e boas degustações e confraternizações.

    Bjnhos, boas entradas e um fabuloso e doce 2013.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu tempo e palavras ;)