Castanhas, já comeram??

E depois das vindimas, temos a apanha da castanha. Temos dois castanheiros cá em casa e o chão carregadinho delas. Tenho de confessar que a castanha é uma das minhas maiores predições. Há que ter cuidado com elas pois, apesar de muito menos gordura que outros frutos secos, são ricas em amido. Hidratos de carbono simples!!!(Mas, sempre é melhor que o chocolatinho!!) 

As castanhas trazem-me tradição, sempre. Partilho-as com o meu pai. Embora tenha uma relação muito complicada e algo desagradável com ele, adoro o ritual de descascarmos castanhas os dois. Eu sempre a queixar-me de elas estarem quentes, e ele a descascar como se nada fosse. E tão impressionada que fico. E a chuva sempre forte lá fora, o quentinho do forno da cozinha e da salamandra. O barulho da lareira a crepitar. São dos poucos momentos com o meu pai que vou recordar sempre com um calorzinho no coração. Relembrar num sorriso.

No UK, ao qual volto na próxima segunda, não há esta delícia, ou se há, não prestam e são caríiiiiiiiissimas!! E o meu pai não vai estar lá para as descascar comigo ou para me assegurar que já estão bem assadas.

E vocês, já comeram este ano??
Eu só gosto delas assadas, sem sal nem manteiga!

Btw: encontrei cottage no jumbo:

No próximo post coloco um dos meus treino que tenho para aqui. Esta semana quero marcar Pt e tenho para aqui tanto plano de treino que ainda não partilhei!!
As preparações para o UK já estão a decorrer. Finalmente, vou mudar-me de vez para Londres.

Kisses!!

10 comentários:

  1. Eu até que nem sou muito apreciadora de castanhas, se comer 2 ou 3 por ano (assadas) já é muito :p
    Ironico porque a minha zona é conhecida pelos seus muitos castanheiros :p
    Ai não há meio de encontrar esse cottage, não sei se não procurei bem ou se não há em todas as lojas Jumbo mas ainda não o encontrei :(

    Que tudo te corra bem por Londres :)
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontrei no jumbo mesmo por acaso!!
      Obrigada! Espero que te estejas a dar bem com os pesos!

      Beijinhos**

      Eliminar
  2. Eu não gosto nada de castanhas :P Há anos que não como disso ;) Mas achei bonito o ritual que tens com o teu pai :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Seriioo ? Wow vais mesmo deixar Portugal. Espero que corra tudo bem. Bem então tens de levar umas castanhas na mala. Castanha c manteiga ??? Nunca provei, n tenho duvidas que seja óptimo.
    Todos os dias passo por carrinhas c castanhas assadas aqui em lisboa ou la em Sintra. Mas ainda n tive vontade. So quando estiver aquele frioooo, que da gosto ehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que vou. É um dos meus maiores desejos em termos de realização pessoal ^^
      As castanhas com manteiga tbm nunca provei. Havia uma vizinha nossa que ia sempre comer castanhas comigo e com o meu pai e costumava juntar manteiga. Eu olhava sempre para ela, agoirada. Mas n me deixavam comer, eu era muito muito gooorda!!

      Beijinhos**

      Eliminar
  4. Joana,
    A sério? Vais mudar-te de vez para Londres? Onde vais ficar? Vais estudar ou trabalhar? Gostava de saber tudo! :) Adoro Londres!
    Eu nunca gostei de castanhas. Acho-as parecidas com batatas, de que também não gosto. Mas gostei de ler do teu ritual com o teu pai, achei-o muito bonito :) Que possam fazê-lo por muitos anos, mesmo que vás para Londres!
    Beijinho, fico à espera de saber mais sobre Londres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehe Ritinha. Estive a fazer Erasmus no UK durante 9 meses. Depois voltei, porque tenho aparelho na boca e tinha de o tirar. Quer dizer, tinha, saiu de vez ontem! ;)
      Por isso é que este verão me mantive por cá. Ainda fui 3 semanas para a London Academy, pois fui aceite para tirar lá um mini curso. Agora com o aparelho fora, vou de vez para a minha amada cidade ;). Já lá tenho casa e irei procurar um trabalho.

      Beijinhos**

      Eliminar
  5. eu adoro castanhas, este ano já comi mas cairam-me muito mal, acho que aqui o meu novo inquilino, nã aprecia :P!
    gostei do teu texto :)* beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aih o teu novo inquilino está a perder um belo fruto!! Ehehe Mas ele é quem manda :p

      Grandes beijinhos**

      Eliminar

Obrigada pelo teu tempo e palavras ;)