Mostrar mensagens com a etiqueta Sports Nutrition. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sports Nutrition. Mostrar todas as mensagens

Batido de beterraba, cenouras e maçã e uma ida à nutricionista

Como vegetariana que sou, devo fazer análises ao sangue de 6 em 6 meses. Pois bem, já levei a minha pica, já fiz chichi para um copo e já vieram os resultados (btw, paguei 45€ pelas análises e tenho seguro de saúde. Quase que fiquei doente quando me disseram o preço -.-). Duas coisas me preocupavam mais: colesterol (porque os meus genes são do pior) e proteína. 
Bem, quando abri o envelope fiquei parva. O meu colesterol subiu em flecha, num valor tão alto que até tenho vergonha de dizer. Sou vegetariana, não como fritos, raramente uso azeite, como cerca de 5 amendoins por dia:,é essa a gordura substancial que consumo, só claras e deixo a gema de parte e tenho colesterol? Ainda por cima quase no patamar do elevado? Com 21 anos? Grgrgrg (Pronto, já despejei um pouco a minha frustração)
Em relação às proteínas, continuam abaixo do patamar mínimo mas está quase quase lá. Claro que fui logo a uma nutricionista para ver se regulariza os valores...
O meu plano alimentar é de doidos. Tenho HC até mais não, especialmente ao almoço. Devo comer 30gr de proteína 7x por dia. E ainda por cima a nutricionista disse-me para cortar nas claras. Meu Deus, vai ser uma ginástica para comer tanta proteína e tanto HC. Sinceramente, hj fiz o almoço segundo o plano e quase que veio tudo por fora! Tenho de aumentar aos poucos se não vejo-me negra!
Já agora, ela pesou-me e estou quase quase nos 52 (está a custar chegar lá!) com 12% de massa gorda! Ou seja, estou com mais músculo. (Enfim, boas notícias!) O plano que ela me fez é para baixar o colesterol, aumentar de peso mantendo ou descendo a massa gorda. Não é fácil, mas é possível!

E agora ao batido, que já chega desta história!

Ingredientes:
  • 1 beterraba cozida
  • 1 maça
  • 2 cenouras
  • 100 gr de leite de soja
  • Água q.b.


Confeção:
Atirar tudo para dentro do robot de cozinhar e triturar. Eu ainda lhe juntei um pouco desta proteína. Soube-me pela vida e rendeu imenso!

O meu próximo post vai ser com o meu novo plano de treinos e ainda tenho de tirar fotos para continuar a registar a evolução.

Beijinhos, bons treinos e que tenham mais sorte com os genes do que eu! :p

E voltei! Novidades!!

Finalmente! E com algumas coisas para partilhar!!!
Para já, foi muito bom. Um curso bastante intensivo e difícil arranjar equilíbrio entre o curso (que era bastante físico), os treinos, o sair à noite e dormir. 
Infelizmente, não tenho fotos grandiosas de Londres, visto que já lá fui muitas vezes (e estou quase quase a mudar-me para lá de vez!). Posso sim partilhar a vista do quarto:


Ou como sequei a roupa de treino:

Ou umas comprinhas:


Mas cá estou, com um pouco mais de peso (!), a mesma massa gorda (15%) e com partes do corpo com mais músculo e outras com menos (baah).
Mas claro, agora é de novo à carga, 100% de foco. O meu primeiro treino com a Pt foi hoje de manhã e foi de Cross Fit. O terceiro plano de treinos está a caminho. Todos os planos que treino que tenho podem ser encontrados na barra ali em cima!!

E pronto, para já é isto. Hoje fiz sopinha, (aih que saudades!) e amanhã partilho a receita.

Beijinhos e finalmente vou-me dedicar a vocês!
Já com as saudades a milllll!!!

Courgette recheada com soja, suplementos e pesagem

Era para rechear beringela, mas foi acidentalmente usada na sopa. E ainda bem que isso aconteceu, pois foi da maneira que experimentei rechear courgette e ficou deliciosa. Acho que é o meu novo legume para rechear preferido!

Ingredientes:
  • 1 courgette cortada no sentido longitudinal 
  • 1 pitada de noz moscada e cominhos
  • 1 c. (de café) de azeite
  • 1 dente de alho
  • Soja hidratada e temperada com um pouco de caril e canela
  • 50 gr de cogumelos aos pedaços


Confeção:
Pré aquecer o forno a 190º.
Fazer cortes na polpa da courgette e inserir o alho em lâminas. Temperar com a noz moscada e os cominhos e 1 c. de azeite para cada metade. Colocar em cima de uma folha de prata e levar ao forno durante 40 min.
Retirar do forno e escavar a polpa com uma colher. Misturar com a soja e os cogumelos e rechear os 'barquinhos de courgette'! Levar mais uns minutos no forno até os cogumelos estarem assados.
Servir bem quente!


E aqui está o protein mug cake com um bocado do 'chocolate' mencionado no post anterior.


Não é chocolate a sério, mas é bem melhor que nada! 
Comi esta delícia ontem ao pequeno almoço, uma dose extra de proteína para um dia de pump. Ontem à noite tbm experimentei casein (proteína de absorção lenta) antes de me deitar. A verdade é que hoje acordei quase sem dores musculares!! Ajudou na recuperação ;)

E agora a última pesagem (já foi há algum tempo):

A massa gorda está baixinha mas tenho a certeza que estes valores já aumentaram esta última semana :)
Segunda peso-me outra vez com a PT (olé!!)

Beijinhos e aproveitem este sol.
Bom fim de semana!!!!!

Suplementos e novidades!

De volta mas não parada! Já fui ao meu ginásio fazer musculação e já tenho um Personal Trainer marcado para segunda feira de manhãzinha! 
Hoje chegaram os meus suplementos, maioritariamente da ON, que, na minha opinião, é uma das melhores marcas.
Desta vez não comprei na Prozis, comprei na HSN Store que foi bem mais barato!

E também decidi mimar-me com produtos da Walden Farms:



Conheciam?
Fat free, calorie free e sugar free! Tudo free. Ou seja, produtos à base de água!... É só para os dias em que apetece ser malandra ;)
Já provei um pouco do peanut and chocolat spread e, embora saiba bem, tem um sabor um pouco artificial. Mas isso é óbvio, não se pode querer tudo! 

Yogurts caseiros feitos e ideias para pão integral e com soja na MFP.
Meu Deus, estar em casa dos papás é tão bom!!
Beijinhos**

Snacks

Arranjei um livro na faculdade da universidade que tem conselhos sobre nutrição para desporto (podem ver a mensagem sobre ele aqui). Quem quiser, tal como fez a raparigamoderna, podem pedir algumas dicas sobre algum capítulo que eu não me importo de ajudar.
Ora aqui vão os primeiros conselhos!

Snacks
Muita gente tenta não comer snacks porque acham que eles fazem ganhar gordura. A verdade é que são uma parte importante na nossa alimentação. Pessoas activas tendem a ter fome ao fim de 4 horas, pelo menos. Portanto, se almoçares aos meio dia e treinares às quatro, deves comer algo antes do treino. Os snacks fazem-nos bem e melhoram o nosso treino e devemos introduzi-los como parte da nossa alimentação.

Vontade desmesurada de comer
Comer entre as refeições principais previne a fome e aquela vontade por escolhas menos saudáveis. Muitas pessoas acham que são viciadas em doces ou então tem um período em que lhes apetece devorar tudo à frente. Como já vi muitas blogueiras queixarem-se da vontade de comer associada ao período menstrual, decidi partilhar o que o livro tem sobre este assunto.
  • A autora dá o exemplo de uma cliente que, uma semana antes do período, tinha uma vontade enorme de comer doces; uma semana depois do período, tinha desejos de proteína. Há pesquisas que provam que as mudanças hormonais podem levar a comer mais, especialmente hidratos de carbono.
  • As mulheres também sentem a necessidade de comer hidratos porque se sentem com mais fome. Antes da menstruação, o metabolismo da mulher aumenta de 100 a 500 calorias! (Barr, Janelle, and Prior 1995)O que significa que algumas de nós podem ter vontade de comer o equivalente a uma refeição. O que se deve fazer para controlar estes desejos é comer uma pouco mais durante todo o dia, não ultrapassando 500 calorias extra. Desta forma, a vontade de comer vai sendo atenuada sem chegar a ficar descontrolada.


Energizar o Exercício

Comer snacks antes do exercício ajuda-nos a energizar os nossos treinos. Os snacks pré-treino têm como principais funções:
1.     ajudar a prevenir hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) que tem como sintomas dores de cabeça, fatiga, visão turva - todos eles podem afetar a nossa performance;
2.      ajuda a absorver os sucos gástrico e acalma a fome;
3.      energisa os músculos,  tanto os snacks pré-treino como os pós-treino.

Contudo muitas pessoas fazem exercício de estômago vazio porque acreditam que treinar de sem ter comido aumenta a queima de gordura. Segunda a autora, isto é verdade, mas isto não significa que desta forma se perca mais gordura corporal. Para baixar os níveis de massa gorda é preciso criar um défice de calorias por dia. Queimar gorduras ou hidratos de carbono não ajuda se no final do dia não consumiste menos calorias do que aquelas a que o teu corpo está acostumado. O que a autora defende é que vamos ser capazes de fazer um melhor treino e de queimar mais calorias se comermos um snack pré-treino. E esta melhor performance pode contribuir para criar o tal défice de calorias. Mas, como já devem ter reparado, tem de ser tudo muito bem balanceado.

Snacks antes do treino de manhã
Há quem treine sem tomar o pequeno almoço. Durante a noite, podemos esgotar os hidratos de carbono que mantêm normais os níveis de açúcar no  sangue. Quando treinamos de manhã sem comer-mos nada, vamo-nos cansar mais depressa.
Quanto devemos comer depende de pessoa para pessoa, desde algumas bolachinhas sem sal até a uma fatia de pão, um copo de sumo, uma malga de cereais ou um pequeno almoço inteiro. Se comeste um bom snack antes de te deitares, vais precisar menos de comer logo de manhãsinha.
Aqui vai uma fórmula mencionada no livro para a quantidade de comida que se deve consumir antes de treinar:
·         Hidratos de Carbono:  1 grama (2 calorias) por kl de peso corporal; uma hora antes de um treino moderadamente cansativo e 4 gramas (8 calorias) por kl quatro horas antes do treino.
Ou seja, para uma pessoa que pese 68 kl deve consumir 75 e 300 gramas (300 a 1200 calorias) de hidratos de carbono - o equivalente a uma malga pequena de cereais mais uma banana ou então uma grande dose de panquecas (ACSM et al.2000).
Definir a quantidade certa de comida pré-treino é difícil porque, como já mencionei antes, varia muito de pessoa para pessoa. O melhor que temos a fazer é ir experimentando com calma, sem comer demasiado, até se encontrar o equilíbrio para termos energia para os treinos mas não comermos demais. Também depende dos teus objetivos: se queres perder massa gorda podes  treinar com pouca comida no estômago que te vai ajudar a queimar gordura, mas lembra-te que a única maneira de emagrecer é criar um défice de calorias ao final do dia. Se o objetivo é ganhar massa muscular, deve-se sempre comer antes e depois do treino.

Snacks antes do treino durante a tarde
Ao contrário do que se possa pensar, a comida que se come antes do treino vai ser usada como fuel para o nosso corpo. Pode-se comer um snack (que tenha como base hidratos de carbono) pré-treino desde minutos até 4 horas antes do treino. Por exemplo, quem vai treinar na hora do almoço, deve tomar um pequeno almoço rico em hidratos (cereais e uma banana por volta das 10 da manhã). Para quem faz exercício no fim do dia, pode comer um almoço substancial e depois um segundo lanche (durante a tarde) de yogurt e uma barra de cereais.

Linhas gerais para snack pré-treino
As escolhas do que se deve comer também variam com o tipo de treino, nivel de intensidade e hora.
  • ·         Durante o dia comer hidratos de carbono para energisar os músculos antes e depois do treino para eles estarem prontos para agir. Snacks comidos até uma hora antes do exercício previnem a fome e o nível de açúcar baixo; eles não vão necessariamente reabastecer o nível de glicogénio do músculo (isso acontece na primeira hora pós-treino)
  • ·         Se vais treinar durante mais de 60 a 90 minutos e não consegues consumir calorias durante esse período de tempo, opta por hidratos de carbono com uma carga glicémica baixa (este livro tbm têm info sobre estes alimentos. Para além disso, eu tenho um livrinho que indica o nível e a carga glicémica dos alimentos. Se tiveres algum alimento em particular que queiras saber, pergunta ;) Yogurt, bananas, aveia, sopa de feijão, lentilhas e maçãs são só alguns exemplos. Se vais comer uma hora antes do treino, o que comeres já vais estar digerido o suficiente para te dar energia durante o treino.
  • ·         Se o  treino tiver menos de uma hora, basta comeres alimentos ricos em hidratos de carbono e pobres em gordura (pão integral, crackers, massa integral, etc)
  • ·         Se tens alguma 'comida mágica', como a banana, leva-a sempre contigo. Mesmo que não tenhas nenhum snack favorito, convém sempre levar comida no caso de uma emergência. Assim. se houver algum contratempo, tens algo saudável que possas comer. Estes snacks podem incluir hidratos de carbono que nos ajudam a sentir saciados, como frutos secos, granola, bagels, etc.

Os snacks são importantes!
A maior parte das pessoas ativas devem comer snacks para terem energia durante o dia. Eles previnem a fome que muitas vezes leva a ter desejos de comer um pacote de bolachas só de uma vez! Ao comer grãos, frutas, vegetais e produtos láteos baixos em gordura encontrados na base da pirâmide dos alimentos, vais conseguir diminuir a fome e teres um estilo de vida mais saudável que te leva a apreciar as cenouras em vez de bolo de cenoura!
Quando decidires comer algum doce (que estão no topo da pirâmide dos alimentos), garante que durante o dia já comeste o suficiente de todos os outros parâmetros da pirâmide, se não vais ter uma alimentação invertida que vai afetar a tua performance nos treinos.

Ou seja, devemos comer snacks para beneficiar e otimizar os nossos treinos. Mas sempre a uma quantidade que sabemos que o nosso corpo vai tolerar e usufruír.

Quando não se tem tempo para um bom almoço
Aqui vão algumas sugestões para quem teve um almoço pouco rico, ou então para quem não teve tempo de almoçar:
  • pão integral com manteiga de amendoim e yogurt
  • pizza com pimentos verdes
  • mistura de frutos secos 
  • granola com leite magro e uma banana
De qualquer das formas, tem a certeza que comer alimentos de pelo menos dois grupos alimentares

Espero que tenha ajudado!

Beijinhos**

Fontes:
American College of Sports Medicie. 2000. Med Sci Sports Exerc 32 (12):2130-2145.

BARR,S., K.C. Janelle and J.C. Prior. 1995. Energy Intakes are Higher During the Luteal Phase of Ovolutory Menstrual Cycles. Am J Clin Nutr 61:39-43.

CLARK, Nancy. 2003. Sports Nutrition Guide Book.  USA: Human Kinetics (89-112).


Sports Nutrution

Olhem o que trouxe da biblioteca da uni:



Alguém quer um esclarecimento nalgum tópico em especial? Podem carregar para ampliar a foto. E, no worries, que não faço copy/paste e darei referências à autora!


Beijinhos**