Mostrar mensagens com a etiqueta Ovo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ovo. Mostrar todas as mensagens

Aveia no forno

Vamos acrescentar uma maneira diferente de comermos aveia ao pequeno almoço? Super saudável, baixa em gordura e sem açúcares adicionados? Hmmm, eu digo SIM! O resultado foi algo entre panqueca de forno e barra de cereais. É uma ideia super simples com duas versões: uma mais saudável e uma mais apetitosa. As fotos são da mais saudável (claro!) mas acredito que, para quem escolher a outra versão, o resultado vai ser um preparado mais crocante.
Seja como for: enjoy!! 




Ingredientes: 
1 e 1\4 de copo de flocos de aveia
1 copo de leite magro
1 c (sopa) de leite em pó magro
1 c (sobremesa) de extrato de baunilha
1c (sopa) de canela
Passas q.b.
Nozes aos pedaços (ou outro fruto seco) qb
1 c (de sobremesa) de sementes de chia
Frutos vermelhos q.b (nas fotos não aparece porque na altura esqueci-me de os colocar mas devem ficar mesmo bem...)
1 clara de ovo
1 c. (de chá) de fermento

Ideias para os mais gulosos:
Algum açúcar (de preferência amarelo ou mascavado)
Usar o ovo inteiro
Alguma manteiga
Mel
Mais ideias?

Confeção:
Pré-aquecer o forno a 200º.
Juntar todos os ingredientes secos e depois juntar os líquidos.
Forrar um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e verter o preparado. Deixar no forno durante 20-30 minutos.

Vai ser o meu pequeno almoço de amanhã antes do gym!
Beijinhos**

PS: decidi torrar estas barritas no forno no programa grill durante 10 min. Ficaram super crocantes!

Panquecas de clara guarnecidas com frutos e sementes

Decidi provar uma nova receita destas panquecas. A base é muito parecida e acrescentei nozes, passas, morangos e sementes chia! 


Ingredientes:
  • 3 c.(de sopa) de farelo trigo
  • 3 c. (de sopa) de farinha integral
  • 30gr de farinha aveia
  • 2 claras
  • 85ml leite magro
  • Adoçante  qb
  • Canela qb
  • 1 noz triturada, passas, morangos aos pedaços fininhos e 1 c. (de sobremesa) de sementes chia

Confeção:
Juntar todos os ingredientes e bater até ter uma massa cremosa. 
Aquecer uma frigideira pequena com um pouco de azeite.Colocar uma camada de massa e reduzir o lume para o mínimo. 
Colocar o topping natural desejado. 

Esperar que a massa comece a fazer bolhas na superfície e virar para dourar no outro lado.
Feito!


Panquecas com clara de ovo

Sim, consegui! Finalmente consegui fazer panquecas graças à Tralhas! Vi a receita no blog dela e decidi experimentar! Resultado? 3 panquecas bem jeitosas para comer e partilhar! A receita tem apenas algumas alterações.


Ingredientes:
  • 3 c.(de sopa) gérmen trigo
  • 3 c. (de sopa) farinha integral
  • 30gr de farinha aveia
  • 2 claras
  • 85ml leite magro
  • Adoçante  qb
  • Canela qb
Confeção:Juntar todos os ingredientes e bater até ter uma massa cremosa. 
Aquecer uma frigideira pequena com um pouco de azeite.Colocar uma camada de massa e reduzir o lume para o mínimo. 
Esperar que a massa comece a fazer bolhas na superfície e virar para dourar no outro lado. Para adicionar fruta é só colocá-la aos pedacinhos antes de virar.
Feito!

**

Massada de legumes no forno

O que fazer com restos de massa integral e uma data de legumes? Uma refeição saborosa, simples e saciante.

Ingredientes:
Massa integral cozida
Legumes frescos (usei pimento, cogumelos e alho francês)
1 lata de milho
3 claras
Pão ralado, cominhos e coentros q.b.

Confeção:
Num pirex, fazer uma cama com metade da massa integral cozida. Por cima colocar os legumes.
Juntar as três claras por cima dos legumes com o resto da massa. Por fim, juntar as especiarias com o pão ralado e polvilhar muito bem.
Colocar no forno a 180º durante cerca de 30 min. 
Durante a cozedura as gemas vão escorrendo para o fundo do pirex ajudando a unir tudo.

Done!

Musse de chocolate com amêndoas torradas

Desta vez, como verdadeira exceção à regra, a Páscoa não foi cá em casa. Mesmo assim coube-me fazer uma sobremesa. Decidi fazer musse por duas razões: não custa nada e porque a musse cá de casa deixou de ser a melhor de todas. Procurei uma nova receita que me agradasse e modifiquei-a um pouco! A receita original é por José Avillez. Eu não provei a sobremesa mas ela durou pouco tempo em cima da mesa! Resultado? O título de melhor musse caseira foi devidamente recuperado!!

Ingredientes:
  • 300 gr de chocolate preto
  • 6 gemas
  • 6 claras
  • 200 gr de açúcar
  • 50 gr de leite meio gordo
  • 130 gr de manteiga sem sal
  • 15 ml de conhaque
  • Amêndoas torradas trituradas q.b.


Confeção:
Derreter o chocolate com a manteiga, o leite e o conhaque em banho-maria.
Bater as gemas com o açúcar até ficar um creme claro com bolhas de ar. Juntar o preparado de chocolate e bater mais um pouco.
Bater as claras em castelo e envolvê-las cuidadosamente com o preparado anterior.
Levar ao frigorífico pelo menos durante 1h30min. 
Servir com as amêndoas por cima!
Bom apetite!!


Receita do dia!


Hamburger de soja no forno

Mais um prato de proteína, muito muito simples!


Ingredientes:
  • Medida de 1/2 copo de granulado fino de soja
  • Cominhos
  • Coentros
  • Água morna
  • 1 c. (se sopa) de sementes de sésamo
  • 1/4 de chilli fresco aos pedaços
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 2 cogumelos portobello aos pedacinhos
  • 2 c. (de sopa) de queijo cottage
  • Farinha integral e de grão-de-bico
  • Manjericão
  • Clara de ovo
  • Azeite (opcional não utilzado)
Confeção
Demolhar a soja em água morna com os coentros e cominhos durante pelo menos 30 min.
Entretanto, aquecer num pouco de azeite a cebola e o alho. Deixar refogar e acrescentar os cogumelos e o chili. Deixar apurar até os cogumelos largarem quase toda a água.
Acrescentar a soja escorrida e deixar apurar até a água evaporar quase toda.
Transferir o preparado para um recipiente. Acrescentar a clara de ovo, o queijo, o manjericão, as sementes. Misturar bem. Acrescentar a quantidade necessária de farinha até ter uma massa consistente. 
Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Formar hamburgers e levá-los ao forno, a 180º, durante 20 min ou até estarem dourados, virando no meio da cozedura.

Bom apetite*

Receita do dia!

Pudim de pão e milho

Uma receita perfeitamente equilibrada entre o doce do milho e o picante do chilli. Foi mais uma descoberta daqueles livros muito antigos de receitas vegetarianas. Também é uma maneira diferente\eficiente (!) de usar pão seco. Pode-se preparar com alguma antecedência, para os ingredientes e os paladares se darem a conhecer uns aos outros, mas não é necessário.

Ingredientes:
  • 5 cebolinhos, às fatias
  • 1 chilli fresco, sem sementes e cortado aos pedacinhos
  • 1 \ 2 c. (de sopa) de cominhos
  • 150 ml de água, com um pouco de caldo de legumes
  • 100 ml de leite (preferência magro)
  • 160 gr + 300gr de milho de lata escorrido
  • 2 claras de ovo
  • 175 gr de pão aos pedaços
  • 100 gr de mozzarella (opcional não utilizado)
  • Pimenta
  • 1 a 2 c. (se dopa) de Parmesão ralado (opcional não utilizado)
  • Um pouco de leite (pref. magro)
  • 3 a 4 colheres de farinha de grão-de-bico
  • 1 c.(de sopa) de manteiga à temperatura ambiente (opcional não utilizado)

Confeção:
Pré aquecer o forno a 180º.
Colocar o cebolinho, o chilli e o cominho numa panela com a água. Deixar ferver e depois reduzir o lume até a água evaporar quase toda.
Entretanto triturar 160gr de milho. Juntar leite, a farinha de grão-de-bico, a manteiga e um pouco de pimenta ao milho. Misturar bem até ter uma pasta não muito consistente (se for necessário acrescentar mais leite ou farinha). Juntar os 100 ml de leite mais as duas claras ao preparado anterior. Misturar bem.  Acrescentar as 300 gr de milho, o preparado com cebolinho, o pão e o mozzarella ao preparado anterior. Temperar com pimenta ou outros temperos a gosto. 
Colocar a mistura  num tabuleiro refratário e levar ao forno durante 40 mins.
5 ou 10 minutos antes de estar pronto espalhar o parmesão ralado por cima. Como não usei queijo, decidi colocar sementes de sésamo e pão ralado!
Quando estiver douradinho e se espetar uma faca no centro e ela aparecer sequinha está pronto!

Bom apetite!!

Surpresa:

Bolo inglês clássico de natal

Antes de mais, um update muito rápido, só para partilhar uma novidade. Fiz análises específicas ao sangue e está tudo dentro dos parâmetros, segundo a nutricionista. A proteína, os açucares e colesterol bom (HDL) estão no limite mínimo, mas ainda assim dentro dos parâmetros. E IMC de 19!
Mudando de assunto: e que tal experimentarmos os sabores tradicionais que falam outra língua? Eu digo: yes, mate!


Ingredientes:
  • 300 gr de groselhas 
  • 225 gr de uva passa branca
  • 225 gr de uva passa
  • 110 gr de fruta cristalizada 
  • 165 de cerejas em calda cortadas a meio
  • 300 gr de farinha
  • 1/2 c. (de sopa) de canela
  • 1/2 c. (de sopa) de noz moscada
  • 125 gr de manteiga (a receita original leva 300 gr)
  • 200 gr de açúcar mascavado ( original tbm leva 300 gr)
  • Raspa de 1/2 limão
  • 6 ovos, ligeiramente batidos
  • Brandy qb


Confeção:
Na noite anterior, misturar todos os frutos numa taça  e embebê-los em brandy. Deixar a marinar durante a noite.
Pré-aquecer o forno a 130º. A temperatura tem de ser baixa porque é um bolo com frutos secos, álcool e açúcar e se a temperatura tiver alta o bolo fica queimado por fora e cru por dentro.
Pegar numa forma grande (cera de 20 cm de diâmetro) e forrar com duas folhas de papel vegetal por dentro e 2 folhas de jornal por fora. Segurar o papel com dois cordões, como mostra na foto. 

Tudo para prevenir o bolo de queimar.
Juntar a manteiga com o açúcar e misturar bem até obter um creme fofo. Juntar a raspa de limão.
Juntar os ovos um a um ao preparado, misturando bem entre cada ovo.
Juntar a farinha e as especiarias aos frutos secos. Misturar bem a farinha até ela não colar ao fundo da taça.
Envolver cuidadosamente metade dos frutos à mistura de ovo e açúcar. Depois, envolver a outra metade.
Colocar na forma colher a colher, e furar as bolhas de ar. Não deixar pedaços de massa a sujar o papel, pois durante a cozedura vão torrar e deixar um cheiro desagradável!

Geralmente o bolo leva 4h30 a cozer, mas o meu cozeu em 2h30. É uma questão de verificar se está cozido. Não se deve abrir o forno no inicio da cozedura.
Tem um paladar diferente e muito interessante. Docinho!
*


Almôndegas de soja no forno

Uma receita de proteína saudável: vinda da soja e do ovo!

Ingredientes:

  • 30 gr de soja 
  • 1 c.(de café) de molho de soja
  • 1 c. (de café) de cominhos
  • 1 cogumelo portobello aos pedaços
  • 1/2 alho francês picado
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1 c. (de sobremesa) de vinho branco
  • 1 c. (de sopa) de salsa picada
  • 1 ovo
  • Azeite (opcional não utilizado)
  • Pimenta a gosto
  • Farinha qb


Confeção:
Demolhar a soja no dobro da água e acrescentar o molho de soja e os cominhos.
Se quiseres usar o azeite, num tacho refoga os legumes. Se não quiseres usar gordura, aquecer os legumes num pouco de água fervente. Refrescar com o vinho branco. Juntar a soja escorrida. Deixar apurar.
Numa tigela, misturar o ovo com a salsa. Juntar o preparado anterior e misturar. Acrescentar a farinha necessária de forma a espessar um pouco. Colocar o preparado no frigorífico durante cerca de 20 min.
Ligar o forno a 180º. Untar um tabuleiro ou forrá-lo com papel vegetal. Fazer almôndegas com o preparado. Ir ao forno durante 20 min ou até dourar, virando as almôndegas uma vez durante a cozedura.

Bom apetite*

Vai o prato do dia?:

Ovo escalfado com legumes

Ovo.

 Um alimento que a nutricionista disse que podia comer dois por dia (!) mas eu já faço um esforco para comer um por semana. A semana passada foi escalfado e foi tão simples de fazer e soube-me tão bem que decidi por no blog. Os legumes são couve de bruxelas - muito baratas no UK - e cogumelos. Não vou por a receita porque acho que não há nenhuma dificuldade nela, mas se alguém a quiser é só perguntar. 



Almôndegas de feijão soja

Aqui vai mais uma receita rica em proteína que desta vez vem do feijão de soja. Muito melhor do que a soja desidratada visto que os feijões não são processados. Legumes no seu melhor.

Ingredientes:
  • 1 caneca de feijão de soja
  • 1\2 caneca de amêndoa triturada
  • 1\2 caneca de flocos de aveia
  • 1 c. (de sobremesa) de molho de soja
  • 1\2 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 1 ovo
  • 1 c. (de sopa) de sementes de sésamo
  • 5 c. (de sopa) de farinha integral
  • 1 c. (de sopa) de fermeno
  • Sal, manjericão, açafrão em estigma qb (ou qualquer outra especiaria)
  • Azeite ou óleo (opcional não usado)
  • Pão ralado qb (opcional)
Confeção:
Demolhar o feijão de soja durante 12h. Escorrer a água e cozer durante 3 horas ou até ficar macio. Escorrer novamente.
Se houver alguma casca / película presa ao feijão é preciso removê-la.
Cobrir o feijão com água (pode-se usar alguma água da cozedura) e triturá-lo. Juntar os restantes ingredientes, misturando o fermento em último lugar. 
Deixar o preparado descansar por 20 mins no frigorífico.
Agora, esta parte pode ser feita de duas maneiras: frita ou no forno.
Se for para fritar, aquecer o azeite muito bem. Com a ajuda de duas colheres fazer bolinhas e fritar.
Se for no forno, pré-aquecer a 200º. Untar o tabuleiro com um pouco de azeite. Fazer bolinhas com as mãos. Passar por pão ralado e colocá-las no forno. Deixar assar até ficar dourado.
E uma dose saudável de proteína e hidratos.
Bom apetite!


E uma boa notícia nesta semana natalícia!

Hey!

Mistura de legumes no forno



Ingredientes:
  • 1 ovo ligeiramente batido
  • 1 c. (de sobremesa) de fermento em pó
  • 1 chávena com flocos de aveia
  • 1 chávena de farinha integral (também pode ser branca ou uma mistura de ambas
  • 1 chávena e meia (de café)  com leite magro (também pode ser meio gordo ou gordo)
  • Milho doce de uma lata
  • Cogumelos de meia lata
  • Meio pimento vermelho
  • 2 tomates picados
  • Temperos (usei uma c. de chá de uma saqueta com vários condimentos juntos)
Confeção:
Juntar o milho, os cogumelos, o pimento, o tomate e os temperos. Misturar bem e juntar o ovo.


Juntar a aveia, a farinha e o fermento. 


Finalmente juntar o leite.
Pré aquecer o forno a 180º. Preparar a forma e forrar o fundo com papel vegetal ou untá-la com um pouco de manteiga. Deixar ir ao forno até estar cozido (cerca de 40 min.).

Bom apetite*


Dia de conquista(!):